RSS
RSS
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Lista de Kekkei Genkais únicas em uso
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty16/2/2018, 22:04 por Deijin

» Pedido de Elemento e Tipo Sanguíneo
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty16/2/2018, 22:01 por Survival

» Monte Jofuku
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty16/2/2018, 21:20 por Shin

» [Criações] Minosuke e Mina
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty16/2/2018, 18:56 por Mino

» Banco de Atualizações Gerais
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty16/2/2018, 16:06 por Deijin

» Monumento Hokage
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty16/2/2018, 16:05 por Deijin

» Posto de Atribuição de Missões
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty16/2/2018, 16:04 por Deijin

» Pedido de Narrador/Avaliador
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty16/2/2018, 16:02 por Deijin

» Dojo de Kiri
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty16/2/2018, 08:49 por Mino

» Casa n° 004 - Smest
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty15/2/2018, 21:24 por smelost i radost

» Portões de Konoha
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty15/2/2018, 20:39 por Mino

» Florestas e Bosques
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty15/2/2018, 20:37 por Mino

» :akeido:
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty15/2/2018, 19:33 por Deijin

» Fronteiras do País da Lua
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty11/2/2018, 20:59 por Lauts

» Praia do Leste
[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty11/2/2018, 20:28 por Lauts

Acesso Rápido
Quem está conectado?
8 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 8 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 278 em 11/4/2021, 02:40
Calendário do RPG
Primavera

Estação: Primavera
Ano: X020
Procurados
Parceiros
http://pt-br.naruto.wikia.com/wiki/Wiki_Naruto
RPG - Hogwarts SchoolFórum grátisShinki RPGPokéMytushttp://www.heroisdoolimporpg.com/Pokémon Agenda RPGhttp://poke-mythical.forumeiros.com/http://narutorpgakatsuki.com.br/

Nosso Banner









últimas postagens
acesso rápido
Alvorecer Vermelho - Capítulo IV
Os rumores que cercavam as imediações de Amegakure eram incertos, de um canto a outro os moradores discutiam a reaparição dos nuvens vermelhas, um fato que ficara conhecido desde incidente no Castelo Hōzuki onde dois membros ressurgiram em nome da antiga organização. Preocupados sobre como isso afetaria o nome de sua aldeia, a inquietude era inevitável. As coisas ficaram piores com o término da última guerra ninja, o desolamento político e a falta de recursos obrigava os chefes dos países menores a tomarem medidas drásticas para se tornarem dependentes da aliança shinobi. Aquela saída única teria movido uma válvula de escape saudável para as pequenas nações se não fosse pelas intenções egoístas de quem estava no meio destes negócios. Entidades que se diziam diplomáticas aproveitaram do momento de fraqueza das menores nações para as anexarem ao seu território como colônias diretamente dependes dos gigantes do mundo shinobi. Konoha, Kiri, Iwa, Suna, Kumo, todos estavam envolvidos e nem mesmo Naruto era capaz de consertar tamanha exploração. Vendo de cima, ele era apenas mais uma peça no jogo, e como tal, estava destinado a se tornar o herói de alguns e o vilão de outros.

[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty [GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes!

MensagemPostado por Lotts 30/12/2017, 19:51




Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes!



Introdução

Isso mesmo que você leu! Você e o seu personagem são coisas totalmente diferentes. No entanto, antes de partir para as explicações, gostaria de literalmente fazer uma introdução. Ademais, é um tópico longo e eu como autor, gostaria que você lesse quando tivesse tempo e o lesse com calma; não por eu ser o autor, mas sim porque na minha opinião vale a pena se você deseja evoluir com a sua narração ou interpretação. Obviamente meu nome é Lotts (baah), alguns me conhecem, mas talvez outros não. Estou aqui no fórum desde o final de 2015, mas nunca fui de ficar ativo por muito tempo; criava o personagem, desenvolvia-o por alguns dias ou meses e me ausentava por longos períodos do fórum – mas nunca o esqueci.

Atualmente, estou com um personagem Samurai e tentando acrescentar essa área do fórum com algumas ideias, não só eu, como também o @”Kai”, @”Naoki”, @”Wa_Shiranai”, @”Yone” (@”Latus”, @”Fiora”) e @”Mikii” que vem tentando fortalecer essa outra possibilidade aqui no fórum, divergindo dos ninjas, ao dar sugestões e ideias, principalmente no tópico de Sugestão de Surbodinados; não só eu e os demais que citei são importantes, como também players que possam trabalhar na ideia indiretamente ou outros que venham a sugerir algo no futuro.

O motivo pelo qual coloquei no título do tópico [GUIA] e não [TUTORIAL] foi pelo simples motivo de ele realmente ser um guia, não um tutorial que vocês supostamente deveriam seguir. Para fomentar este argumento, ainda complemento: estou criando este tópico para dialogar com vocês leitores (se tiver algum) e passar as minhas ideias a cerca do assunto. Adiante explicarei alguns conceitos que, com certeza, terão minha opinião no meio. Comentários obviamente são aceitos, além de críticas ou outras opiniões contrárias que venham enriquecer e criar uma discussão saudável (talvez ninguém nem comente, e só leia), mas isso não importa, o que eu irei valorizar aqui é a disseminação do meu pensamento. Além disso, este tópico abrangerá tópicos como a criação de personagens e outros aspectos que podem influenciá-los. Sendo assim, na minha opinião, este tópico seria uma boa lida aos iniciantes ou até mesmo aos experientes que podem já saber sim dessas informações, mas possuem uma visão limitada, ou melhor, players que têm ciência destes aspectos, mas que os ignoram completamente – negligenciando-os.

Além disso, após várias conversas no ChatBox repetindo sempre as mesmas coisas para alguns players que tinham uma conversa saudável comigo, acabei achando necessário desenvolver este tópico. Sendo assim, achando que dei uma introdução suficiente, então vamos lá.

A arte da interpretação


Costuma-se dizer que ator é aquela pessoa que interpreta um personagem o qual seus traços piscológicos e suas ações dentro da peça é definida previamente num roteiro escrito por um dramaturgo. Esta é a concepção para o cinema, mas porque não transportarmos estes fatores aqui para o fórum? Quem disse que nós não somos um dramaturgo? Quem disse que não somos atores?

Sim, na minha concepção, todos nós somos dramaturgos e atores aqui. Todos nós interpretamos um personagem que é totalmente diferente de nós mesmos, sendo até às vezes bem semelhantes a nós por opção de quem o cria – nesta parte da interpretação, exercendo o papel de ator. Todos nós criamos uma história inicial para ele e definimos seus traços físicos e psicológicos – na criação, exercendo o papel de dramaturgo. No entanto, diferenciamo-nos dos dramaturgos e atores da vida real por um único motivo: nós não seguimos roteiros. Tudo pode ser mudado a qualquer hora, seja pela ação de outro player ou até mesmo dos narradores – e é esta a graça de jogar em fóruns. Além disso, nada disso seria possível sem haver as regras e os sistemas, pois são eles que definirão nossos limites. Ademais, os sistemas são essenciais para criar e dar dinamismo ao mundo e aos players.

Escrevendo com a alma, interpretar um personagem num ambiente que possibilite infinidade de possibilidades é ser livre para imaginar e tornar estes desejos em realidade. Todos nós nos baseamos no universo Naruto, mas tentamos nos diferenciar (ou não) quando tentamos dar rumos diferentes às coisas que já se passaram no anime ou até mesmo coisas que nunca imaginaríamos acontecer no anime, acaba que no fim o que conta é a criatividade de todos aqueles que jogam. Falo isto, pois quando tive um personagem Senju com Mokuton, o grande desejo do meu personagem era unir os dois Clãs que eram rivais desde as suas criações, os Senju e os Uchihas; consegui internamente, com conversas em OFF, mas que nunca foram realizadas em ON por diversos motivos.

As emoções e os sentimentos na interpretação


Este tópico está intrinsicamente ligado ao tópico anterior: a arte da interpretação. Você não é um ator, pois ator é aquele que interpreta o seu personagem num ambiente físico – no caso, na vida real. Aqui, você é um narrador e não está incluso no ambiente do seu personagem, porém este conceito não deve ser confundido com narrar em primeira pessoa ou terceira pessoa ou com o conceito que apliquei anteriormente, que seja. Portanto, você está exercendo um papel de narrador de seu personagem, você deve dar vida a ele; você deve dar vida ao ambiente que ele está inserido.

O seu personagem tem desejos, ele chora, ele sofre dor, ele perde pessoas importantes e isto lhe parte o coração, ele sangra, ele supera, ele toma decisões precipitadas que acabam dando errado no final e, por fim, ele aprende com seus erros. Sim, ele é um ser humano virtual! Eu não ia escrever sobre isso, pois não me passara pela cabeça para falar sobre isto neste tópico, até quando lembrei-me dos recents elogios que venho a receber devido ao meu exercício como Narrador do fórum.

Não, eu não estou me colocando para cima ou o famoso “se gabar”, não é nada disso! Mas recentemente, alguns players me elogiaram pela forma com que eu narrava os acontecimentos, assim como narrava NPC’s (o que não é anormal, apenas detalho as coisas, o que é típico de narração textual). Estes elogios estão diretamente ligados ao título deste tópico “As emoções e os sentimentos na interpretação”. O que acaba tornando realidade na mente dos leitores da sua narração são os sentimentos e as emoções passados e bem descritos por você.

Narre o ambiente, narre os sentimentos do seu personagem, dê vida a eles! Num clima frio e úmido, nevando com temperatura de -15 °C e ventos fortes o que pode influenciar em seu personagem? Exatamente tudo! Alguns narradores adotam o sistema de definir tudo isto no início da narração e isso é excelente para você interpretar estas situações. Como estava falando, tudo pode influenciar: por o vento estar forte, pode trazer resíduos – como areia ou neve congelada em forma de pequenos blocos – e literalmente penetrar em seu olho e atrapalhar sua visão, sendo necessário você se proteger de alguma forma. Ademais, se você não estiver com as roupas apropriadas, com certeza terá hipotermia ou até mesmo queimaduras na pele devido à temperatura estar muito baixa.

Dito isto, interprete o seu personagem! Ele não é um super humano – não nesse sentido –, ele também sofre nestes casos. Isso serve também aos narradores e demais pessoas responsável por narrar. Normalmente, estes fatores climáticos são definidos pelo narrador, assim bastando a você, player, interpretar apenas o seu personagem. Cabe, então, aos narradores tentar envolver os usuários em sua narração.

Referências para se obter o resultado citado anteriormente


Recentemente estava a ler “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Caso vocês leiam apenas um trecho em que o famoso Graciliano descreve o Nordeste e o local em que os personagens estão inseridos, vocês se sentirão dentro da narração, dentro do mundo criado por ele, e é este o objetivo em narrar. Você deve colocar seus sentimentos em ação!. Ou seja, recomendo muito a leitura deste livro, além das novelas do próprio Naruto (dica passada por @”Kai” há um bom tempo atrás).

Além disso, aprendi muito com as narrações do @”Survival” que são pra lá de interessantes e boas de se ler e aprender, principalmente com a trama da Akatsuki – que se vocẽ não leu, recomendo ler todas com paciência. Há muito pouco tempo, o player @”Matsumoto Ichiro” tentou investigar uma ação da Akatsuki e da forma como o Survival dificultou as coisas foi muito interessante e percebi naquela leitura como era interessante pensar nos fatores antes de começar a narrar ou interpretar. Não, Matsumoto Ichiro não lutou contra o membro da Akatsuki, o próprio clima presente no local em que ele estava (vide: Sistema de Metereologia) acabou por dificultar muito sua ação (clique aqui para ler a ação de Ichiro e a narração do Survival). E, como falei anteriormente, fui muito enriquecedora para mim.


ON/OFF, você não é seu personagem!


Como dito anteriormente, você interpreta um personagem, uma pessoa num universo totalmente distinto do nosso e com suas próprias regras e sistemas bem documentados – no caso aqui do Naruto Survival. Todos os embasamentos para criação de regras e afins aqui do fórum são tirados do Wiki Naruto, inclusive o que envolve a história. Sendo assim, conclui-se que esta é uma fonte boa e segura de se obter informação.

Cabe, no entanto, frisar mais uma vez que você (que está atrás da tela do computador) não é o seu personagem (que vive sua vida no mundo Naruto Survival). Portanto, o que você lê no Wiki Naruto não deveria ser transportado para o seu personagem, pelo motivo já declarado de que você não é seu personagem e somos regidos por um sistema de ON/OFF. Sendo ON significando o seu personagem (seus conhecimentos e suas ações) e OFF significando você (que interpreta o seu personagem).

Você está confortavelmente sentado na frente do seu computador, num clima ameno (ou não) e não há nada o que temer. Você não sente a dor de seu personagem nem tampouco fica com o corpo todo se tremendo de medo quando ele está em apuros. Pois é, você pode não sentir, mas seu personagem sim! Por mais que ele tenha uma personalidade forte, destemida ou até ainda que ele supere o Uchiha Madara em poder, ele ainda sim sofre dor e tem medo de morrer ou não atingir o objetivo da sua vida (salvo casos específicos de interpretação).

“Ah, mas como eu não sou meu personagem se quem o interpreta sou eu? Como eu não vou buscar informações para interpretar”. Eu também tive esse pensamento um dia, mas há situações que se pode claramente distinguir de quando precisa-se de tal informação para narrar das situações em que você busca a informação apenas para ganhar de tudo e todos. Sendo assim, use a lógica!

Portanto, interprete o seu personagem com suas falhas, vantagens e desvantagens, falta de conhecimento sobre determinado assunto e dentre outros aspectos que serão tratados nos tópicos posteriores.

Ademais, cabe citar a seguinte situação hipotética: fulano (que é dez vezes mais forte que você) estava te rastreando em ON por qualquer motivo e você não percebeu (em ON) que ele estava te seguindo e ele falou pra todo mundo no chatbox que ia te matar e você estava presente na hora ou ficastes sabendo por outra pessoa – caracaterizando-se algo em OFF. Será que é correto quando você estiver em ON interpretando seu personagem vê o personagem desse fulano e sair correndo feito louco com medo de morrer? Com certeza não! Lembre-se: você não é seu personagem!

Criação do seu personagem


Tenha lógica na criação do seu personagem, você não vai criar um garoto de 10 anos com força física e demais componentes corporais de um adulto, ou vai? Sim, é possível na divisão de Sub-Status, mas e a sua interpretação? Como fica? Eu, Lotts, poderia até criar um personagem neste aspecto, mas na hora da minha narração eu com certeza balancearia e levaria em conta estes aspectos, como player. Embora ainda sim no anime pode ser visto Kakashi quando criança, por exemplo, batendo e espancando adultos (Guerra Ninja), mas ainda sim, eu tentaria não dar uma de Chuck Norris, mesmo tendo um bom Sub-Status.

Nós vivemos numa realidade e cultura totalmente distintas enquanto jogamos no fórum – a cultura japonesa – além de estarmos num tempo que nem se compara à atualidade. Sendo assim, siga esta linha na hora de definir o nome e as descrições físicas na hora da criação.

Todos nós queremos ser fortes e ser imbatíveis, mas que tal dificultar um pouco o seu gameplay? Que tal ter fraquezas que podem ser desenvolvidas no futuro ou que ainda sejam sequelas permanentes? Tudo isto, na minha visão, irá acrescentar na sua narração, tornando-a rica. Talvez ser inocente demais ou agressivo demais sejam qualidades interessantes de ser trabalhadas e ambas têm suas vantagens e desvantagens, pense um pouco.


Desenvolva o seu personagem!


Sim, desenvolva-o; não seja um robô! Este tópico também está ligado tópicos que falam sobre os sentimentos e emoções, além também da interpretação. Atualmente, o meu Samurai é bem inocente e pacífico, o que acaba atrapalhando-o. Como ideia inicial, penso que estas características, o afetará em determinado momento da sua vida, mas que o fará refletir e ter de mudar sua forma de pensar. Esta claro um exemplo de desenvolvimento de personagem. Todos tem defeitos e qualidades, cabendo a cada um se adaptar e/ou tentar mudar e aprimorar-se. Não nascemos sabendo falar, andar, comer, fazer necessidades e dentre tantos outros fatores, por que não interpretamos isto aqui? Por que deixamos de ser o sabe-tudo para evoluir?

Todo mundo quer ser forte, todos – eu disse todos – tem o ego de ser sempre superior a todos, mas neste caso você está jogando apenas para ser forte e superior a todos, quando na verdade o objetivo é se divertir e interpretar alguém – pelo menos ao meu ver.

“Desenvolva o seu personagem” não deve ser interpretado como treinar, treinar e treinar. Isto é monótono e pode se tornar cansativo, fazendo você se afastar do fórum e de jogar o RPG. A propostar do Naruto Survival é para sobreviver quem pode, sendo assim, nada aqui é fácil – como pode ser observado pelos novatos que aqui chegam. Tenha paciência e tudo chegará no tempo devido.

Como falei no tópico de ON/OFF: você não é seu personagem; o que você lê no Wiki Naruto não deve ser passado também para o seu personagem. Há casos específicos, como falei acima, mas nem sempre é assim. Tendo isso como base, parto para um exemplo:

Você tem o desejo de se tornar o Madara no ápice de seu poder (episódios finais do Shippuden). Com isso, você cria um Uchiha e começa a sua procura por poder. Começa indo atrás de chakras especiais, começa a tentar obter sangue de um Senju com Mokuton para obter Rinnegan e dentre tantos outros feitos.

Dado o exemplo, partimos para a análise:

Tudo bem, você pode fazer isto; você tem conhecimento sobre tudo isso vendo o anime e lendo em fotes seguras, mas o seu personagem tem conhecimento sobre tudo isso? Num mundo pós-guerra, será que essas informações estão tão difundidas para todos? Será que tudo é fácil assim desta maneira? É aqui que entra a questão do desenvolvimento do seu personagem: narre-o buscando conhecimento sobre as coisas, narre-o lendo livros sobre o passado, narre-o raciocinando, narre-o tentando coisas, narre-o fazendo experimentos; use sua criatividade!

RP sozinho


RP é definido, basicamente, como uma ação de seu personagem, ou melhor, seria a narração em si. Todos nós gostamos de interagir com players ou com a presença de narradores. Mas que tal vagar pelo mundo sozinho?

O “RP sozinho” acontece quando, por exemplo, vamos em busca de conhecimentos com o nosso player – ler um livro se encaixa muito bem. Para alguns pode ser entediante, mas entenda que isso enriquece você como player, como narrador de seu personagem. Além disso, você estará saindo do monótono de apenas treinar, treinar e treinar; às vezes esperando dias por um narrador. É possível sim você obter pontos em Ninjutsu, por exemplo, treinando sozinho, mas este treino deve conter uma narração detalhada e bem desenvolvida. É um ótimo desafio, não?

Às vezes temos aquele pensamento: “ah, mas por que vou fazer isso se ninguém vai ver?”. Pois bem, este não é o objetivo. O grande objetivo é você ser livre e interpretar o seu personagem e, às vezes, entrar no mundo interpretado (com as ressalvas de tudo que já escrevi). Além disso, tem que ter em mente que, acima de tudo, isto aqui é uma diversão; um canto onde você pode inserir sua alma nos textos criados por você – e a sensação é ótima.


Considerações finais


Muitos podem até pensar: “nossa mais é exibido, ele se acha perfeito e não faz nada disso”. Eu realmente não fiz nos meus personagens anteriores porque simplesmente não tinha esse pensamento nem visão; todos estamos em constante mudança e cabe a você avaliar se vale a pena ou não adotar este tipo de pensamento proposto aqui. Com meu Samurai tudo que eu falei aqui neste tópico, estou tentando sempre colocar em prática. É claro que cada personagem tem seu objetivo, tendo que deixar algumas vertentes aqui expostas um pouco de lado – mas não completamente.

Além disso, não sou o dono da verdade e estou apenas expondo minhas ideias aqui. Adianto ainda: eu não quero passar a visão que narro bem ou qualquer outra coisa do tipo que você venha a pensar, ou ainda que quero ficar se destacando, ao contrário! Escrever para mim é uma das melhores sensações, principalmente quando consigo envolver o player na narração – quando estou a exercer o meu papel de narrador.

Eu, Lotts, estou sempre tentando deixar o meu ego de lado (todos tem, por mínimo que seja) e se divertir. Evitando, assim, o “RP to Win” que seria a concepção de sempre querer vencer, seja qual for a situação.

Ainda, gostaria de sugerir algo à adminstração: que tal, @”Survival” ou @”Hatake Iori”, criar uma área de “Guias e Tutoriais” aqui na parte de “Atendimento” do fórum? Pois, na minha concepção, o “Jornal Survival” foi criado para um motivo específico. Assim, tudo de que for tutorial ou guia no “Jornal Survival”, sairia de lá e ficaria no “Guias e Tutoriais”. No entanto, se eu estiver trocando as ideias e falando besterias, por favor, desconsiderem a ideia.

Além do mais: se eu cometi algum equívoco em alguma informação, deixe sua ressalva, pois assim estaremos construindo uma boa fonte de leitura para os usuários.

Créditos e fontes


Desenvolvi este tópico puramente da minha reflexão e de acordo com algumas leituras das próprias regras aqui no Naruto Survival. Ademais, quero dar um crédito a @“Hatori Ayako” por me basear em seu tópico de dicas na criação do personagem.

https://naruto-survival.forumeiros.com/t3150-tutorial-dicas-e-macetes-para-montar-seu-personagem
http://www.desvendandoteatro.com/oteatro.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dramaturgia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ator
Lotts
Lotts

Ir para o topo Ir para baixo

[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty Re: [GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes!

MensagemPostado por Hisoka Kurayami 30/12/2017, 20:12


É impressionante a maneira como você voltou e tem sido bastante influente para a melhoria do RPG. Suas narrações estão impecáveis, dotadas de todos os atributos que você citou neste texto. Não é uma questão de se vangloriar, você somente está fazendo algo que todos deveriam fazer. Eu só tenho a agradecer e parabenizar este seu esforço para com o fórum, assim como ressaltar que espero muito uma mudança nos demais narradores e que eles se baseiem em você - ou no texto - nas interpretações. Não que eles não estejam fazendo um ótimo trabalho, longe disto, todavia trazer à tona estas características seria enriquecer.
Hisoka Kurayami
Hisoka Kurayami

Ir para o topo Ir para baixo

[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty Re: [GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes!

MensagemPostado por Hatake Iori 30/12/2017, 20:30


Apesar de um longo texto, extremamente limpo, coeso e de uma utilidade que não há como descrever. Texto excelente Lotts, meus parabéns, será de grande ajuda, principalmente para os Players novos. Em breve arrumarei uma área apenas para guias e tutoriais.

Obrigado pela ajuda e apoio ao fórum, continue assim. Beleza
Hatake Iori
Hatake Iori

Ir para o topo Ir para baixo

[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty Re: [GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes!

MensagemPostado por Kai 30/12/2017, 21:11


Demorei um tempo mas li tudo rsrs. E agora que terminei, posso dizer que o texto é uma leitura ótima e esclarecedora, tanto para mim como jogador ou como STAFF. Seu guia não impõe críticas duras e nem redige indiretas a ninguém, mas tem a capacidade de tocar todos aqueles que o leem, pois trata de um assunto errôneo que todos cometem, mas ninguém tem a coragem de admitir.

Mas este trecho em especial foi o que mais me chamou a atenção:

Lotts escreveu:Todo mundo quer ser forte, todos – eu disse todos – tem o ego de ser sempre superior a todos, mas neste caso você está jogando apenas para ser forte e superior a todos, quando na verdade o objetivo é se divertir e interpretar alguém – pelo menos ao meu ver.

Acho que muita da diversão do RPG hoje foi atropelada pela vontade irrefreável de se tornar o mais forte ou reconhecido entre todos. Claro, há motivações por trás deste objetivo, muitos players acabam jogando com este único propósito e através dele são capazes de suportar as entendiantes rotinas de treinos que devem fazer para alcançar estes resultados. Porém, o problema está em quando isso acabava por extrapolar o limiar da diversão e se torna uma obrigação, que literalmente escraviza o jogador para que este seja reconhecido como o mais forte a qualquer custo. Quando se chega neste nível, é importante parar e rever seus conceitos. Será que estou mesmo me divertindo? Será que estou vindo aqui para fugir dos meus problemas da vida real ou para conseguir uma dúzia de novos? Será que treinar escandalosamente realmente me fará o mais forte?

Esta questão varia muito de um individuo para outro, alguns realmente se divertem, mas muitos outros não. Basta observar conversas paralelas e notar que em algum momento terá alguém reclamando sobre fazer mais uma rotina de treinos, ou mesmo dizendo que devem fazer tal treino na semana que vem. Se eles estão reclamando, então por que estão fazendo? O propósito de um jogo não é divertir e entreter? Talvez os treinos estejam se tornando obrigação e o sentido da "vida virtual" de muitos jogadores aqui dentro. E eu mesmo não me escapo disso. Há momentos em que me pego sendo arrastado para mais um dia de treinos pois "necessito" deles para alcançar tal objetivo. Quando isso acontece, não estou entrando no fórum com a intenção de me divertir, mas sim para "trabalhar" e isso na minha vida OFF já basta.

De qualquer forma, seu texto contém centenas de linhas e frases sábias que questionam profundamente esta questão. Graças a ele me sinto um pouco mais leve, pois vejo que nem mesmo eu estou livre desta "escravização" que se tornaram os treinos no Naruto Survival. Ele me fez lembrar o verdadeiro propósito pelo qual criei este fórum, e da mesma forma me fez repensar minhas escolhas com meu personagem dentro dele. Talvez eu tenha ficado preocupado demais em dar poder ao meu personagem e me esquecido daquela velha sensação de se sentir dentro de um anime, como Naruto nos mostrou que era possível neste meio virtual ao qual estamos inseridos.

Enfim, bom texto! Beleza



Kai
Kai

Ir para o topo Ir para baixo

[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty Re: [GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes!

MensagemPostado por Lotts 30/12/2017, 21:29


Sinto-me gratificado por ver que há players que compartlham da mesma ideia, sério. E da mesma forma que citei na introdução: há players que sabem de tudo isto, mas acabam negligenciando. O meu grande medo em produzir este tópico era em relação a alguns acharem que era indireta, e ao ler a mensagem do Kai, fico aliviado de ter sido corretamente interpretado. Agradeço também a todos que leram ou que lerão e comentarão (ou não). Pois eu acho que se a grande maioria do fórum compartilhasse deste mesmo ideal, não teríamos um ambiente tão pesado como fica às vezes aqui no fórum.

Em relação ao tópico, havia alguns bugs que não consegui corrigir devido a eu ter produzido no Libre Office, sendo assim, gostaria de corrigi-los agora:

O exemplo do clima que dei em que cito o local em que o player estava, aqui está a regra de metereologia que todos do fórum devem seguir: https://naruto-survival.forumeiros.com/t2196-4-sistema-de-metereologia

A narração que citei do Survival com o Matsumoto Ichiro: https://naruto-survival.forumeiros.com/t1660-estacao-ferroviaria-de-yuki#83179

Link do Wiki Naruto que está em alguma parte do texto: http://pt-br.naruto.wikia.com/wiki/Wiki_Naruto

Além disso, como forma de agradecimento para a construção desse tópico os quais são citados na introdução, gostaria de marcá-los corretamente devido a um bug que ocorreu, mas não citarei aqueles que já visualizaram esta mensagem - Kai e Iori:

@Naoki, @Wa_Shiranai, @Mikii, @Yone (@Lauts, @Fiora) e @Matsumoto Ichiro (citado no exemplo).
Lotts
Lotts

Ir para o topo Ir para baixo

[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty Re: [GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes!

MensagemPostado por Naoki 31/12/2017, 14:41


Concordo plenamente com essa visão! O propósito de todos aqui é, inicialmente, se divertir, entretanto acredito que muitos projetem que a diversão só será atingida quando tiver muito poder e isso não é verdade. Os treinamentos são vistos, usualmente, como algo chato de se fazer, além das viagens, gerando posts corridos e, às vezes, superficiais. Não digo que eu não faço isso, não, eu o faço também, mas gostaria de não ter que fazer pois isso ocorre devido a inúmeros fatores, mas a culpa disso é minha, do jogador, a pessoa que escreve, pois eu tomo as escolhas me espelhando em meu personagem.

Tudo na vida pode ser apreciado, basta dar uma chance e experimentar. Não gosto de falar sobre comportamento, mas acredito que as palavras de Lotts mostram um bom caminho para aqueles que decidam ser autênticos e sadios jogadores.

Vamos continuar em nosso caminho.

Obrigado pelo guia @Lotts.
Naoki
Naoki

Ir para o topo Ir para baixo

[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty Re: [GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes!

MensagemPostado por Deijin 31/12/2017, 15:41


Obrigado, @Lotts.
Deijin
Deijin

Ir para o topo Ir para baixo

[GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes! Empty Re: [GUIA] Você e seu personagem são coisas totalmente difrentes!

MensagemPostado por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos